Walter Barelli - economista e professor

Tome nota

Livro resgata política do governo Itamar

Era outra História

A Editora UFJF em co-edição com a Fundação Astrogildo Pereira lançou no dia 1 de Julho de 2009 o livro “Era outra História – Política Social do Governo Itamar Franco”, de autoria de Denise Paiva. Denise foi assessora de assuntos sociais da presidência durante o governo Itamar, e nesta obra promove um resgate da história recente do Brasil com a visão de quem participou diretamente desta história.

O livro mostra como o governo Itamar Franco inaugurou um novo contexto social, dando vez e voz à sociedade civil e fortalecendo a governabilidade em um período delicado, no qual havia se retomado a democracia a pouco. De acordo com a autora, o livro traz a tona uma importante etapa da história brasileira que os meios acadêmicos e políticos haviam deixado no limbo. “É um momento sobre o qual o país precisa se debruçar e estudar melhor. A política social colocada em prática naquela época deu base inclusive para se implantar um plano econômico vitorioso, como o plano real”.

Denise explica que a ideia de contar esta “outra história” surgiu de uma responsabilidade ética e cívica de se compartilhar um momento tão importante para o país, que até hoje foi pouco analisado e do qual ela teve o privilégio de fazer parte. Porém a autora reaviva tal momento de forma compartilhada, trazendo, para contar a história, outras pessoas que participaram do governo Itamar, nas mais diversas áreas.

Para desenvolver a presente obra, a autora dedicou dois anos a um intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e análise de documentos da época. Denise conta que realizou a primeira entrevista para o livro no dia 7 de junho de 2007, com Plínio de Arruda Sampaio. “Dessa entrevista saí com a certeza de que tinha a história e o roteiro na mão”.

Denise ressalta ainda que o livro mostra também as contradições deste momento político. “Todo processo político é contraditório e eu procurei me debruçar também sobre estas contradições”.

A obra tem uma linguagem acessível e coloquial, além de transpirar emoção. As entrevistas são registradas no livro em forma de diálogo, o que contribui para uma maior aproximação entre leitores e personagens. Para a autora, esta linguagem escolhida é uma forma de aproximar a obra dos jovens. Um dos objetivos de Denise é que os jovens também possam tomar conhecimento deste relevante momento da política brasileira.

O livro é de importância para todos que se interessam pela história do Brasil, bem como estudiosos de áreas específicas como comunicação, serviço social, administração, política, direito e ciências sociais, por descrever todo um sistema de governo que empreendeu esforços em todas essas áreas para alcançar um bem comum.

Para maiores informações acesse: www.lojaeditora.com.br/




Manuais de Treinamento e Desenvolvimento completam 25 anos e ganham edição atualizada

l

A Editora Pearson Education lança este mês, sob o selo Prentice Hall, o Manual de Treinamento e Desenvolvimento (volumes 1 e 2), texto oficial da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento), em comemoração aos 25 anos da primeira edição da obra.

Uma parceria de peso com as três maiores e mais representativas entidades de gestão de pessoas do Brasil - ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos/Nacional), AAPSA (Associação Paulista de Gestores de Pessoas) e ASTD (American Society for Training and Development/Brasil) - reflete o alinhamento das instituições envolvidas com T&D e garante a unidade do livro e sua atualidade.

Dividida em dois volumes (Gestão e estratégias e Processos e operações), a obra reúne os aspectos fundamentais para o tratamento do tema e o apresenta a partir de uma perspectiva que busca atingir o máximo de aproveitamento e clareza. O primeiro volume aborda tópicos como estratégias organizacionais, T&D nos diversos tipos de organização e em diferentes segmentos da economia e as interfaces do T&D com a gestão de pessoas. O segundo volume demonstra roteiros de operação, cuidados de implantação, benefícios e custos, além das tendências do setor.

Referência obrigatória na estante de qualquer gestor de pessoas em organizações, dos profissionais de RH e dos estudantes de recursos humanos e administração, esse livro também é uma ferramenta indispensável para todos os profissionais interessados nos fundamentais processos de aprendizagem organizacional. Prático e claro, une conteúdo abrangente e dinamismo em uma equação bem-resolvida que só os 25 anos de história do manual e a experiência dos mais de 60 especialistas que o escreveram podem proporcionar.


Palavras de quem sabe

Escrever um Manual em uma época de transformações rápidas exige muito dos autores. Se é preciso "aprender e aprender", os textos destes livros trazem saberes acumulados e práticas vencedoras nos variados temas da obra. Mas procuram, principalmente, mostrar ao gestor de pessoal que investir em suas equipes é parte importante do caminho para o sucesso.

WALTER BARELLI - Professor da Unicamp, conselheiro da ABRH/Aparh e ex-deputado federal


Qual a importância da Seleção Brasileira de Futebol? O que você acharia se os melhores integrantes dessa seleção pudessem transmitir aos novos jogadores seu conhecimento, sua experiência e, deste modo, ajudar a criar novos talentos? Esta é a proposta do Manual de treinamento e desenvolvimento, editado por quatro das mais importantes associações de RH do país. E, acredite: a seleção de profissionais que participou da elaboração deste manual é campeã.

ROBERTO CARVALHO CARDOSO - Administrador e presidente do CRA-SP


O mundo contemporâneo exige que as pessoas, independentemente do grau de conhecimento que possuem, estejam capacitadas para enfrentar e superar novos desafios. Nada deve ser deixado ao sabor do acaso. A única maneira de nos prepararmos é por meio da interrupta requalificação e do constante treinamento. Os avanços da tecnologia são surpreendentes. Para não ficarmos defasados, em mercados cada vez mais competitivos, precisamos estar atentos e procurar informações em cursos e professores especializados.

DR. ALMIR PAZZIANOTTO PINTO - Ex-Ministro do Trabalho e Conselheiro da ONG Instituto Via de Acesso.


O grande desafio de RH, em especial de T&D, é agregar valos ao negócios da empresa. Isso exige qualificação contínua e técnicas avançadas.

ROBERTO DE REZENDE BARBOSA - Presidente do Grupo Nova América


Para maiores informações acesse: www.pearson.com.br e www.boog.com.br/livros.htm


.: voltar para a home :.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS