Walter Barelli - economista e professor

Publicações

Livros

l

O futuro do emprego

Autor: Walter Barelli

Editora: Lazuli


Barelli: Um retrato do futuro do emprego no Brasil.

As novas tecnologias não apenas introduziram a sociedade na chamada Economia do Conhecimento, como também quebraram alguns paradigmas: hoje, os investimentos acabam provocando corte nos postos de trabalho, além de extinguirem várias profissões ou torna-las defasadas e arcaicas.

Produz-se mais, com maior controle de qualidade, com menos gente.

O maior especialista em emprego e renda do Brasil, o ex-ministro Walter Barelli, discute neste importante livro como a quebra de tais paradigmas colocou em discussão a importância da requalificação profissional, da Educação Continuada e do incentivo ao empreendedorismo.

Bem-vindo à Economia do Conhecimento.

O Brasil ficou 480 anos sem precisar pensar na questão do emprego. Nada indica que esse seja um assunto passageiro. Não bastassem seus problemas conjunturais - leis trabalhistas que mais punem do que protegem o trabalhador; um sistema tributário sem igual entre os países modernos do mundo; etc - os brasileiros são obrigados a resolver os problemas gerados pelas novas tecnologias, pela globalização a ferro e fogo e pela futura união das Américas, através da Alca, capitaneada pelo maior império econômico já surgido na história humana, os Estados Unidos.

Barelli utiliza toda a sua experiência administrativa para refletir sobre tais questões, que terão fundamental importância para definir o destino de nosso país: se seremos somente um sonho prometido ou se nos tornaremos grandes enfim.

O Futuro do Emprego discute o que os trabalhadores irão enfrentar nos próximos anos, como eles podem se proteger e - melhor ainda - como se preparar para fazer parte dessa revolução econômica e tecnológica.



l

Questões para o Sindicalismo dos Anos 90

Autores: Walter Barelli & Maria Silvia Portella de Castro

Editora: Edições Loyola


Com este Questões para o sindicalismo dos anos 90, damos continuidade à coleção "Brasil dos Trabalhadores", editada pela Loyola e que procura levar ao conjunto dos trabalhadores temas e reflexões de grande atualidade para o processo de transformação social em curso no País.



l

Constituinte, Economia e Política da Nova República

Organização: Paulo Sandroni

Capítulos: BARELLI, Walter; KANDIR, Antonio; SADER, Eder; COMPARATO, Fábio; MANTEGA, Guido; MOISÉS, José Álvaro; DOWBOR, Ladislau; BENEVIDES, Maria Victoria; CHAUÍ, Marilena; SINGER, Paul.

Editora: Cortez


Constituinte, Economia e Política da Nova República é o resultado de uma série de reflexões sobre o desempenho do governo da Nova República no campo da política, da Economia e na controvertida questão da Constituinte. Os textos foram escritos entre setembro e dezembro de 1985, portanto não abordam a temática do Plano Tropical. Todavia, devido ao caráter conjuntural dos artigos, tornam-se úteis para a compreensão da nova realidade que estamos vivendo e das perspectivas que se abrem para o movimento popular em sua luta pela democracia.




Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS