Walter Barelli - economista e professor

Perfil

b

Walter Barellli é economista e professor universitário da Unicamp, formado em economia e pós-graduado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo. É doutor em economia.

Foi deputado federal pelo PSDB de São Paulo, no mandato 2003-2007, eleito por suas idéias de melhoria das condições de vida de todos os brasileiros e por sua capacidade técnica. Atuou também como Ministro do Trabalho (1992 - 1994) do Governo Itamar Franco e secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) (1995 - 2002) nos governos Covas e Alckmin. Como diretor técnico do DIEESE por 23 anos (1967 - 1990), tornou seu nome definitivamente ligado à causa dos trabalhadores. Ainda estudante universitário passou em concurso público para o Banco do Brasil onde trabalhou por oito anos.


Compromisso com o emprego

Sempre defendeu a blindagem dos recursos do FGTS e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinados ao trabalhador, além de mais recursos para a profissionalização dos jovens e a livre atuação do movimento sindical. As bases do atual Fórum Nacional de Relações do Trabalho foram construídas durante sua gestão no Ministério do Trabalho. Como membro da Frente Parlamentar de Apoio às micro e pequenas empresas participou de caravanas em apoio às iniciativas para diminuir a burocracia e os juros, facilitar a capitalização e o desenvolvimento desses empreendimentos. Em São Paulo, Barelli foi responsável pela implantação de dois dos programas de maior impacto junto à população de baixa renda e aos micro-empreendedores: as Frentes de Trabalho para desempregados e o Banco do Povo Paulista. O sucesso da iniciativa é até hoje comprovado pelos baixíssimos índices de inadimplência. O Banco do Povo Paulista empresta a 1% ao mês.

Compromisso com os jovens

Além de estimular o empreendedorismo, Barelli implantou na secretaria paulista outros programas de apoio à juventude: Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho e Jovem Cidadão - Serviço Civil Voluntário, ambos destinados a abrir oportunidades especialmente aos jovens em situação de risco social. Outra iniciativa, o Programa de Auto-Emprego (PAE), ajudou a capacitar a população das regiões mais carentes do Estado, fomentando a formação de cooperativas de trabalhadores e propiciando a criação de mais de 780 empreendimentos populares. Na câmara, apresentou o projeto de lei que torna facultativo o serviço militar para jovens que já esttejam empregados formalmente, para os que sejam membros de cooperativas de trabalho e àqueles que gerenciam o próprio negócio. Atualmente, Barelli é conselheiro do Instituto Via de Acesso, ONG que prepara jovens para o mercado de trabalho, marcando sua atuação também no terceiro setor.

Barelli acadêmico

Barelli é autor de "O Futuro do Emprego" e "Distribuição Funcional de Renda nos Bancos Comerciais" e co-autor em diversas publicações no Brasil e no exterior. Articulista solicitado, Barelli tem contribuído com suas reflexões sobre economia, política, ética, para diversos jornais, revistas especializadas e portais na internet.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS