Walter Barelli - economista e professor

Artigo - Ao mestre

23/10/2013

Ao mestre

No mês do professor, quero agradecer em especial o Professor Clodomir Santos de Morais, criador da MCM - Metodologia da Capacitação Massiva.

A MCM - Metodologia da Capacitação Massiva foi responsável pela minha capacitação, formação e atuação como TDE - Técnico em Desenvolvimento Econômico e, a mola propulsora que fez com que eu tivesse participação em vários eventos do PAE - Programa de Auto-Emprego no Estado de São Paulo e em outros Estados como: Minas Gerais, Bahia a Paraná prestando serviços como Técnico, Diretor e Supervisor. Metodologia conhecida e reconhecida por vários países e organismos internacionais, criada pelo Brasileiro Clodomir Santos de Morais que busca elevar o nível de consciência das pessoas (de ingênua, crítica à organizativa), ou seja, o Capital Social (sua capacidade de organização, de mobilização e cooperação).

O TDE - Técnico em Desenvolvimento Econômico é um agente de transformação social, é um capacitador que pot...encializa o seu capital social e deixa-o ao alcance das pessoas e das comunidades, especialmente as mais carentes.

É realmente um capacitador, aquele profissional que apreende que toda teoria do conhecimento é submetida a uma prova implacável, a prova da prática.

A organização é a forma da mediação entre teoria e prática. Quanto mais se aproxima do real, mais se aproxima de uma totalidade rica de uma infinidade de aspectos que a análise científica e o conhecimento devem explicar ao mesmo tempo, nas suas relações recíprocas e contraditórias.

É realmente um TDE - Técnico em Desenvolvimento Econômico, aquele profissional que, apreende que sem o exercício da crítica não se impulsiona a capacitação, e que esta capacitação é um processo, um sistema, um movimento sinérgico e por pressuposto, necessita imprescindivelmente ser alimentado permanentemente com a teoria do conhecimento e aplicação da prática, num mundo em constantes mutações e desafios afim de evitar o fenômeno e a sua essência entrópica, no qual o trabalho tende ao relaxamento e a desorganização.

É realmente um TDE - Técnico em Desenvolvimento Econômico aquele profissional que apreende que das adversidades e das condições subjetivas e objetivas deverão constituir as bases fulcrais para a elaboração de seu plano de ações em busca de seus objetivos e metas.

Na medida em que participava de trabalhos e cursos, mais se capacitava. A capacitação é uma chave. Chave que abre a possibilidade de transformar o homem anônimo, sem rosto, naquele que sabe que pode escolher, que é sujeito de sua reflexão e da sua própria história, assumindo a responsabilidade dos seus atos e das mudanças que fizer acontecer. São conhecimentos que repasso e levo para a vida toda.

Obrigado Professor Clodomir Santos de Morais.


.: voltar para os artigos :.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS