Walter Barelli - economista e professor

SERT

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo

"O emprego e a família como prioridades"

Principais medidas

Walter Barelli

- Instalou 157 unidades do Banco do Povo Paulista no Estado. O programa foi criado em 1998, viabilizando financiamentos desburocratizados para pequenos empreendedores dos setores formal e informal da economia. Com a menor taxa de juros do mercado, 1% ao mês, em sua gestão, o Banco do Povo Paulista se caracterizou por criar 3 empregos a cada 4 empréstimos;

- Implantou 142 novos Postos de Atendimento ao Trabalhador - PAT's (em 1995 havia 7). Totalmente informatizados, os PAT's prestam serviços gratuitos de captação de vagas e encaminhamento de desempregados para novos postos de trabalho, emitem Carteira de Trabalho, fazem encaminhamento de seguro-desemprego, orientação trabalhista, orientação para o trabalhador portador de deficiência (através do PADEF - Programa de Atendimento ao Deficiente Físico) entre outros serviços. Mais de 3 milhões de trabalhadores passaram pelos PAT's, em sua gestão.

- Viabilizou a implantação de 435 Comissões Municipais de Emprego (Com-Emprego) em todo o Estado.

- Implantou o Programa de Auto-Emprego (PAE) em 142 municípios, atendendo a população das regiões mais carentes do Estado. Através do programa, são disponibilizados cursos de capacitação profissional e orientação para a formação de cooperativas de trabalhadores. Mais de 780 empreendimentos populares já foram criados através do PAE.

- Coordenou a implantação de Frentes de trabalho, que atendem há mais de 1 ano e oferecem bolsa auxilio e cesta básica, atendendo emergencialmente trabalhadores desempregados há mais de um ano. O programa prevê trabalho em áreas do setor público, durante 6 horas, 4 dias na semana e seis horas de curso de qualificação e re-qualificação para o retorno ao mercado de trabalho ou para montar um pequeno negócio. O programa atendeu mais de 140 mil trabalhadores na região metropolitana de São Paulo (39 municípios).

- Implantou os programas Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho e Jovem Cidadão - Serviço Civil Voluntário. O Meu Primeiro Trabalho compreende estágio remunerado para jovens do ensino médio da rede estadual de ensino nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Em 18 meses o programa atendeu mais de mil jovens. O Serviço Civil Voluntário é destinado a jovens com 18 anos completos, que vivem em situação de risco. Em 2000, atendeu quase 4 mil jovens na Região Metropolitana. Em 2001, com término em 2002, atendeu cerca de 5 mil jovens, em cerca de 100 municípios do Estado.

- Em sua gestão, a Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho recebeu os prêmios: Top Social, pelo conjunto dos projetos; Ser Humano e Gestão Pública e Cidadania para o PADEF e Marketing Best, para o Banco do Povo Paulista.


.: voltar para o portfólio :.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS