Walter Barelli - economista e professor

Opinião Barelli - A economia em 2010

09/04/2010, às 07h15

A economia em 2010

Há quase unanimidade sobre o crescimento do PIB em 2010. As divergências são apenas com relação às taxas. Hoje, há convergência para 5%, mas há apostas de 6% ou 4%. Ninguém fala em 3%, taxa que seria saudada com efusão nos EUA ou na União Européia.

De fato, o chamado céu de brigadeiro que possibilitou bons resultados de 2005 até outubro de 2008 predomina. Não ficamos desenvolvidos, mas podemos melhorar nossas posições no cenário mundial.

Duas possíveis tempestades estão no horizonte, mas ainda não prenunciam tsumanis ou terremotos.

A primeira – a crise da Grécia – está dando trabalho à experiência bem sucedida do Mercado Comum e do euro. Países menos industrializados se beneficiaram da união com os vizinhos mais potentes e cresceram à sombra. Agora, a Grécia, mal aconselhada por Fundos Bancários Americanos que levaram à debacle de 2008, tem dificuldades em atender seus compromissos. Teme-se que o mesmo aconteça com outros países europeus: Portugal, Irlanda e Espanha, que juntamente com a Grécia formam o acróstico pejorativo “PIGS” que significa “porcos” em inglês. Existe o potencial de essa crise européia repercutir em todo o comércio mundial.

A segunda dependerá da força das nossas instituições. Trata-se das eleições deste ano. Nas eleições de 2002, a desconfiança sobre os propósitos do candidato Lula repercutiu fortemente na taxa cambial, com repercussões inflacionárias. Sensível à conjuntura, o PT lançou a “Carta aos Brasileiros”, em que garantia a continuidade da política macroeconômica e a obediência aos contratos. Vamos ter novo pleito e a tempestade estará na dependência dos compromissos dos candidatos. Certamente, hoje não há tanta dúvida sobre o tipo de governo que quem vencer a eleição irá proporcionar, demonstrando que nossa democracia está se fortalecendo e a alternância entre governantes é aceita, independentemente da filiação partidária.

O horizonte econômico apresenta-se calmo. Aproveitemos para investir.


Walter Barelli - publicado na Revista Aceo de março/abril de 2010


.: voltar para o Opinião Barelli :.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS