Walter Barelli - economista e professor

Ministério do Trabalho

Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo

"O emprego e a família como prioridades"

Barelli

Principais medidas

- Estimulou a democratização das relações de trabalho e a discussão em torno de uma nova legislação trabalhista no país.

- Em 1993, foi o principal negociador do governo para a criação da política do carro popular. A conseqüente redução do preço do automóvel possibilitou a ampliação do consumo e a contratação de milhares de trabalhadores pelo setor automobilístico.

- Viabilizou a liberação das contas inativas do FGTS. Milhões de trabalhadores tinham suas contas paradas, sem possibilidade de movimentação.

- Priorizou a utilização de recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador - para a execução de cursos de qualificação profissional em todo o país. Ao mesmo tempo, criou uma resolução que determinava que estes recursos só seriam disponibilizados para os Estados que contassem com Comissões Estaduais de Emprego - instituição tripartite, que reúne representantes dos governos federal e estadual, dos trabalhadores e dos empresários-, contribuindo para decisões mais democráticas e transparência no uso dos recursos. Daí também se originaram as Comissões Municipais de Emprego, que hoje existem em mais de 400 cidades paulistas.

- Participou da formulação do Plano Real.

- Constituiu o Conselho Nacional do Trabalho, dos vários setores dos trabalhadores, dos empresários e com representação dos desempregados. Entre os objetivos, estava combater o trabalho escravo e infantil no país.

- Determinou que as Frentes de Trabalho no Nordeste passassem a contar com o acompanhamento da sociedade civil organizada no local, impedindo a corrupção, desvio de verbas e apadrinhamento.

- Participou, junto com Betinho e Dom Mauro Morelli, da criação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

- Realizou a I Conferência Nacional do Trabalho.

- Discutiu no Fórum Nacional sobre Contrato Coletivo e Relações do Trabalho no Brasil, o que já estava superado na legislação trabalhista.


.: voltar para o portfólio :.


Copyright Walter Barelli. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS